Logo

 

 

Isolamento Térmico, acústico, impermeabilizações e elementos para construção civil.

Tel.: (11) 4342-9580 (11) 4357-6097 

Whatss (11) 94784-3926 
E-mail: contato@mopeeps.com.br

 

Geofoam e Pier Flutuante

Geofoam


Geofoam é uma solução geotécnica para estabilização de solos moles com blocos de EPS. Devido à excelente relação de baixo peso próprio e boa resistência mecânica, o EPS sob controle tecnológico é usado para execução de aterros na construção de estradas e estabilização de encostas.

Geofoam












FUNDAÇÃO PARA ESTRADAS

Áreas com solos de baixa capacidade de carga são comuns , trazendo problemas de fundação nas construções principalmente para estradas e outras infra-estruturas. Pelo alto custo na substituição e compactação de solo ou nas fundações profundas, criou-se na Europa e hoje já está difundido no mundo, inclusive no Brasil, o processo de aterro com EPS.

Estradas: Sobre o solo limpo coloca-se uma camada de areia nivelada para receber os blocos de EPS que são colocados inteiros e com juntas desencontradas. Coloca-se outra camada sobre a primeira e assim sucessivamente, formando um tronco de pirâmide para distribuir a carga da estrada em uma área compatível com a resistência mecânica do solo.
Os blocos são finalmente cobertos com um filme de polietileno para protegê-los de eventual derramamento de solventes que possam atacá-los. A base da pavimentação já pode ser preparada e nas laterais coloca-se terra para plantio das encostas. Concluída a pavimentação obtém-se estradas de baixo custo de manutenção. Em locais alagadiços, deve-se fazer drenos no pé do aterro para evitar a ação do empuxo nos blocos.


Cabeceiras de Pontes
Nas cabeceiras de pontes o EPS substitui com vantagens os aterros convencionais. Primeiro porque não cria esforços horizontais no tabuleiro da ponte, facilitando o cálculo e reduzindo o dimensionamento da estrutura. Segundo porque não cede com o tempo, mantendo sempre o nível do aterro de acesso inalterado, evitando degraus tão freqüentes em nossas estradas.

Aterro nas Encostas
Nas encostas de montanhas de solo instável ou sujeito à ação da água no período de chuvas, pode-se construir estradas apoiadas em aterro de blocos de EPS com rapidez, segurança e alta qualidade.




Vantagens

  • Alta resistência mecânica
  • Rapidez de execução
  • Redução dos custos com estrutura
  • Excelente durabilidade
  • Material 100% reciclável
  • o agride o meio ambiente
  • Facilidade de transporte do material
  • Densidades adequada à solicitação geotécnica
  • Leveza (até 100 vezes mais leve que outros substratos)
  • Fácil manuseio e transporte
  • Execução sob condições climáticas adversas
  • Alta resistência mecânica (compressão)
  • Desperdício reduzido de materiais
  • Alívio de tensões horizontais
  • Evita sistema de drenagem
  • Redução dos custos com estrutura


Reportagem Isto é sobre aplicação Geofoam no Brasil


http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/negocios/20151009/rodovia-isopor/306937#.Vh0DTYRCwFk.linkedin




Pier Flutuante EPS

Atenta às necessidades de mercado, a Pier Brasil desenvolveu duas linhas de pieres ou flutuantes de concreto.
Uma mais leve e outra pesada, ambas porém são mais pesadas do que todos os outros sistemas disponíveis no mercado. O alto peso do sistema é o que garante extrema estabilidade, conforto e segurança ao usuário. Isto ocorre pois o peso dos usuários é relativamente insignificante se comparado ao peso de toda estrutura.

O EPS utilizado fica protegido pois é totalmente recoberto com concreto. O sistema mais leve, é composto por blocos flutuantes que unidos por estrutura de deck, permitem as mais diferentes composições de projeto. Os blocos têm dimensões padrão que atendem desde o pequeno pier privado até o grande projeto de marina para atracação de muitos barcos. Este sistema é ideal para áreas abrigadas.

O sistema pesado é composto por grandes peças monolíticas de alta capacidade de carga, que são unidas entre si por parafusos com amortecedores. Projetadas com este fim, permitem a atracação de grandes barcos de esporte e recreio. Este sistema pode ter o deck de madeira, mas apenas por motivos estéticos. Ambos sistemas são construidos em concreto auto-adensável usinado com diversos aditivos e agregados específicos para utilização em água doce ou salgada. São incorporadas também fibras plásticas protendidas para garantir a alta durabilidade dos flutuantes.
Pier,cais ,trapiche ,pontão ,embacadouro, plataforma flutuante, não importa o nome, a certeza é que se for pesado será muito melhor!